DEPOIMENTOS

Com a mudança para o sistema S&W, tivemos ganhos significativos como: rapidez e praticidade nas operações, relatórios de simples interpretação e agilidade nos lançamentos de ambas áreas. O... Ler mais

Diretor Carlos A. Schneider / Guterres Comércio de Combustíveis Ltda

Dez sinais que indicam a troca de sistema

Quarta-Feira, 5 de Janeiro de 2011

Como bem sabemos, a única certeza nesta vida é que tudo muda. O tempo todo. Com os sistemas de gerenciamento não poderia ser diferente.

A excelência nas operações é um requisito indispensável para esta competição em mercados globais. De acordo com pesquisa realizada pela IDC Manufacturing Insights, as empresas de manufatura afirmam que suas organizações são cada vez mais complexas quando comparadas às de cinco anos atrás.


Neste estudo é citado a tecnologia como ferramenta vital para diminuir tal complexidade e trazer cada vez mais excelência operacional nas atividades, mas muitas falhas aparecem, se considerarmos que muitas empresas ainda não adaptaram seus Sistemas de Gestão, utilizando sistemas muito antigos.


Qual é a hora certa para trocar seu Sistema de Gestão Empresarial?


01. Você está fazendo as perguntas certas? Quando você olha para o futuro, provavelmente se pergunta: “como posso arcar com a substituição do meu sistema de gestão?”. Esta pergunta só pode ser respondida completamente se considerarmos também outra questão: “Por quanto tempo eu posso arcar com as despesas de NÃO substituir meu Sistema existente?


02. Você se reconhece como a mesma empresa? Provavelmente em aproximadamente dez anos a empresa tinha apenas uma fábrica. Entretanto, por razão de uma série de aquisições, por exemplo, a companhia pode operar agora globalmente por meio de um número muito superior de fábricas, para ampliar e/ou variar a produção dos produtos. Se uma mudança similar a esta aconteceu neste período, está claro que o sistema utilizado inicialmente está sendo forçado além dos limites para os quais foi desenvolvido anos atrás.


03. O sistema está tão customizado que restringe a excelência operacional? Um sistema antigo normalmente não permite adicionar complementos novos, as alterações de engenharia, compras, programação de produção, rastreabilidade, e todos os itens para uma boa rentabilidade.


04. O tempo de parada está subindo? Os sistemas altamente customizados, que não podem ser sustentados causam aumento de interrupção na produção da companhia, causando perda de produtividade.


05. Você está tentando encaixar um quadrado em um círculo? Se você se pega adaptando processos de negócio para se encaixar nos modelos do seu Sistema, ao invés de fazer o contrário, está na hora de atualizar seu software.


06. Você sempre consegue atrelar as necessidades do cliente às solicitações dos fornecedores? Se seu sistema de gestão te deixa na mão quando há necessidade de dividir informações e colaboração, é improvável que seja sustentável em uma época em que, segundo a pesquisa do IDC, a satisfação do cliente é a prioridade número um.


07. Você e seu sistema falam a mesma língua? Se seus diversos sistemas vigentes não se comunicam entre si, e demandam uma intervenção manual para integrar informações, esta é uma ação desnecessária, arriscada e com grande chance de dar errado, atacando a rentabilidade da empresa.


08. Organiza-se dependendo de planilhas? Se você ainda usa planilhas, pode ser a hora de considerar um sistema para diminuir o tempo utilizado para a produção de relatórios, liberando recursos para focar na tomada de decisões estratégicas.


09. Pode gerenciar suas propostas e projetos de uma forma rentável? A gestão de projetos e licitações citada na pesquisa como uma iniciativa prioritária para os próximos dois anos, porém as respostas verificaram que os atuais sistemas de gestão não atingiram o nível das necessidades desta área. Se você tem este problema e seu sistema não fornece opção de adequação e melhorias na gestão de propostas e projetos, então é a hora de trocar de sistema.


10. Você entra em pânico quando alguém comenta algo sobre alterações na legislação? Em uma época em que as regulamentações reinam, é evidente que os sistemas de gestão precisam estar equipados com flexibilidade suficiente para se adaptarem às novas normas. Se a idéia de implementar uma mudança destas te faz perder uma noite de sono, então é a hora de pensar em mudança.

Fonte: ERP News