DEPOIMENTOS

"A S&W Sistemas é um importante parceiro para a Combuluz por oferecer um suporte na área de gestão da informação com rapidez, tecnologia, legislação atualizada, gerando assim um relacionamento ... Ler mais

Diretor Dr. Daniel Gaspar / Combuluz distribuidora de produtos de petróleo

GESCOR permite você gerir seu estoque com eficácia

Terça-Feira, 5 de Julho de 2016

Contagem Cíclica é um procedimento de contagem do estoque constantemente. As contagens de estoques físicos são programadas de modo que cada item seja contado segundo uma programação predeterminada. Dependendo de sua importância, alguns itens são contados várias vezes durante o ano, enquanto outros não os são.
O objetivo da contagem cíclica não é apenas encontrar erros no inventário de estoque, mas principalmente identificar a causa do erro e poder tomar ações reduzir a probabilidade de nova ocorrência.
 
Quanto a contagem:
A frequência de contagem tem como objetivo contar alguns itens diariamente de modo que todos os itens do estoque sejam contados ao menos 1 vez por ano. Esta frequência do item dependerá de sua quantidade de movimentação ou de valor agregado. Para atender o critério de seleção de itens a serem contados, recomenda-se utilizar a classificação ABC dos itens do estoque. A contagem cíclica deve se fundamentar em + ou – 1% do total de itens estocados, sendo distribuídos seletivamente conforme descrito abaixo:
• Classificação “A” (valores maiores) – 30% dos itens;
• Classificação “B” (valores intermediários) – 17% dos itens;
• Classificação “C” (valores pequenos) – 54% dos itens;
Após a contagem do estoque, as quantidades encontradas deverão ser comparadas com o registro sistêmicos.
 
Ocorrências da Contagem:
Ao realizar a acuracidade entre as quantidades encontradas e os registros sistêmicos, os itens que apresentarem divergências deverão ser recontados para revalidação da primeira posição. Caso persista a divergência, deverá ser feita uma verificação sobre a existência de documentos pendentes de recolhimento ou processamento de entrada no sistema. Esgotadas todas as possibilidades de identificação das causas que geraram as ocorrências de discrepâncias, as sobras e faltas com quantidades, descrição e valores deverão ser incorporados ao sistema com o objetivo de corrigir a distorção de estoque.
 
O GESCOR – Sistema de Gestão Corporativa possui um mecanismo de contagem cíclica constituído em três partes:
1º - Iniciar Contagem Cíclica, funcionalidade de selecionar os produtos de um determinado grupo, armazenar o saldo de estoque e possibilitar a impressão dos itens para a respectiva contagem;
2º - Lançar Saldos Para a Contagem Cíclica, funcionalidade responsável em capturar as quantidades dos itens contatos;
3º - Acuracidade da Contagem Cíclica, funcionalidade responsável em comparar o estoque sistêmico com o a contagem realizada e imputada de modo a gerar as sobras ou perdas e alinhar o estoque.